Hotel Rural Horta da Moura – Sustentabilidade no Alentejo

Como filosofia, o hotel recorre sempre que pode às diferentes empresas locais ou da região para comprar os seus produtos.

Quer um exemplo? Damos vários: o delicioso mel bem como os enchidos de porco preto da aldeia ribeirinha de Amieira; os queijos da aldeia de Oriola e as peças de barro compradas em São Pedro do Corval, naquele que é o maior Centro Oleiro da Península Ibérica.

Inserido na encosta alentejana em plena harmonia com a natureza, o Hotel Rural Horta da Moura é um exemplo de sustentabilidade, não só pelas boas práticas ambientais, como também pela interação com a comunidade local.

Sustentabilidade

Os painéis solares que aquecem toda a água do hotel é uma ínfima parte do que por aqui se faz em termos ambientais. Nos seus terrenos são também cultivados vários produtos biológicos que são servidos na mesa tradicionalmente alentejana do Restaurante “Feitiço da Moura”, aberto para hóspedes e não-hóspedes. Até a azeitona que é apanhada no hotel, é depois levada à Cooperativa Agrícola local, sendo depois o seu azeite utilizado no restaurante.

Se gosta de atividades na natureza, inscreva-se nos programas que o hotel proporciona aos seus hóspedes, tais como o birdwatching, os passeios pedestres, os passeios pelo megalítico ou os workshops de plantas aromáticas.

O que fazer?

Sugerimos-lhe uma visita à vila e ao Castelo de Portel, onde poderá encontrar a presença megalítica por entre os terrenos irregulares, ou uma ida à lindíssima Vila Medieval de Monsaraz. Aproveite o facto de  Reguengos de Monsaraz ser este ano a Capital Europeia do Vinho e delicie-se com os excelentes néctares da região.

Se é daqueles que o que pretende é aproveitar ao máximo as comodidades e conforto do hotel, deixe-se ficar e aproveite a visita guiada à propriedade pelo Caminho das Oliveiras Milenares. A mais antiga tem, imagine, 2450 anos!!

Como chegar?

Comboio –  o comboio Intercidades efetua o trajeto entre Lisboa e Évora, a cidade mais próxima de Monsaraz que é servida por ferrovia, ficando a cerca de 60 km de distância.

Autocarro – A Rede Nacional de Expressos realiza viagens entre Lisboa e Reguengos de Monsaraz, que fica a cerca de 15 km de Monsaraz. Seguidamente pode tomar as Linhas 8174 ou 8930 da Rodoviária do Alentejo até ao seu destino.

Carro – Monsaraz situa-se a cerca de 170 km de Lisboa, de carro. Vindo de Lisboa, tome a A6 em direção a Évora. Seguidamente siga pela IP2 e depois pela N256 até Monsaraz.

Nota: O  Hotel pode fazer transferes, se solicitado, numa carrinha de 9 lugares.

Fonte: Ionline

Gostou deste artigo? Partilhe com os amigos!